terça-feira, 4 de setembro de 2012

curiosidades do mundo da moda



Você sabia....

... que, nos anos 20, os tornozelos eram a parte do corpo da mulher mais cobiçada? As saias ficaram mais curtas, e os tornozelos, até então cobertos e escondidos, passaram a chamar a atenção dos homens da época.

... que a Segunda Guerra Mundial teve influência direta no mundo da moda? As roupas femininas da década de 40 ganharam corte reto e masculino, estilo militar, as cores eram mais escuras e neutras e os sapatos mais pesados e sérios.

... que, durante a Segunda Guerra Mundial, as maquiagens eram improvisadas com produtos caseiros? Como a maior parte do metal era utilizado pela indústria bélica, alguns fabricantes apenas recarregavam as embalagens de batom.

... que os espartilhos, criados há cerca de 400 anos, foram usados por mais de 3 séculos? Antes disso, para evidenciar os seios e modelar a cintura, as mulheres usavam faixas de tecido ao redor do corpo.

... que o sutiã teve diferentes formatos ao longo dos séculos? Durante o Império Romano, eles eram em forma de bustiê. No século XV, durante a Renascença, esmagavam os seios das mulheres de forma torturante, comprimindo-os com tecido firme. Na Revolução Francesa, as mulheres usavam sutiãs que faziam os seios saltarem para fora. No século XIX, os peitos voltaram a ser aprisionados. Foi apenas na década de 30 que a mulher foi libertada, podendo escolher se usava ou não a peça.

... que toda vez que uma mulher veste uma minissaia, ela está usando uma peça que foi símbolo de liberdade e rebelião? As mulheres dos anos 60 usavam minissaia como um modo de protesto ao julgamento moral dos homens e como uma forma de promover a liberdade para mulheres das próximas geracões.

... que o jeans foi criado por causa dos mineradores? O trabalho árduo nas minas exigia calças de material resistente. Antes do jeans ser inventado, os mineradores tinham que trocar de calças a toda hora, pois as calças de tecido se rasgavam facilmente. Forte e resistente, o jeans foi criado como uma peça de roupa para os homens que trabalhavam nas minas. Mais tarde, passou a ser utilizado também por outros trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário